quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Economia de Mercado versus Economia de Direçao Central

1. Distinga Economias de Mercado de Economias de Direcção Central quanto:

a) à articulação entre os planos dos diferentes agentes;
Na economia da direcçao central  a articulação é total
Na economia de Mercado é nulo.
b) à forma como são determinados os preços; 
Na economia de mercado os preços são estabelecidos pela  "mão invisível".
Na economia de direcção central os preços são estabelecidos pelo estado.
c) ao tipo de planeamento;
Na Economia de mercado  o planeamento é indicativo porque os   recursos são determinados pelos produtores, o estado só pode levar os produtores a tomar as seguintes decisões ,reduzindo os impostos e atribuindo subsídios de produção.
 Na economia de direcção central o planeamento é imperativo porque os recurso são determinados pelo estado porque o estado é que decide o que produzir ,a quantidade a produzir,como produzir,e o preço pelo qual vai para o mercado.
d) à propriedade dos meios de produção;
Na economia de mercado a propriedade de meios de produção é privado
Na economia de direcção central a propriedade de meios de produção é colectiva 
e) à equidade ao nível da repartição do rendimento.
Na economia de mercado os rendimentos são atribuídos pelos factores produtivos capital(juro,lucro,renda,trabalho,salários)  
Na economia central o único rendimento existente são os salários porque não existe meios de produção privado.
2. As unidades de produção nas Economias de Direcção Central tinham como objectivo cumprir as metas fixadas no plano pela AEC. Nas Economias de Mercado as empresas que não forem suficientemente competitivas vão à falência.

2.1. Qual dos dois modelos de organização da actividade económica conduz a uma mais rápida adopção de novas tecnologias. Justifique.
R: A Economia de Mercado é que conduz a mais rápida adopção de novas tecnologias porque as empresas tem que produzir novas tecnologias   para serem competitivas porque só assim e que conseguem   manter no mercado e as empresas que não produzem novas tecnologias irão a falência .
A Economia de Direcção central não é obrigatório produzir novas tecnologia porque só  precisam  de cumprir os planos fornecidos pelo estado.  


2.2. Combinando o acelerado progresso tecnológico com a globalização dos mercados e os factores políticos,justifique o colapso das Economias de Direcção Central.
R:
  Quando a sociedade  começar a ter telecomunicações repararam que as pessoas na economia de mercado tinham melhores coisas a menor preço pois tinham concorrência e tinham adoptado novas tecnologias e por isso quiseram mudar para a de mercado enquanto que a economia central não conseguia competir contra os produtos da economia de mercado por causa da falta de tecnologia






3.  Quanto custa o computador portatil?[magalhaes
O custo depende das condições económicas das famílias, que se reflecte nos escalões da Acção Social Escolar (ASE) dos alunos:
- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE. 
Comente a lógica implícita no preço estabelecido para o computador Magalhães pelo Governo, justificando a economia portuguesa como economia mista.






4. "À medida que os preços se afastam do nível de mercado, sendo fixados discricionariamente pelo Estado, aumentam as possibilidades de corrupção".
Comente fazendo referência às  3200 casas atribuídas por cunha em Lisboa (EXPRESSO/Assinatura) a artistas, jornalistas, amigos políticos que pagam em média €35 de renda, sabendo que o escândalo começou há 30 anos.

R:
Como as casas são propriedade do estado ele  pode impor os   preço , por isso se tiver uma pessoa que seja   conhecido no estado nessa secção eles podem burlar o sistema e baixar o preço.














Sem comentários:

Enviar um comentário